Notícias

22/06/2021 - Milho

MT inicia colheita de milho com expectativa de produtividade cada vez menor


Com atraso significativo em relação ao ritmo das últimas safras e oscilação na produtividade das lavouras, a colheita de milho em Mato Grosso segue com expectativas frustradas, o que aumenta a apreensão do setor produtivo no estado.

A movimentação das colheitadeiras é grande na propriedade do Vinícius Sponchiado, produtor em Campo Novo do Parecis. Em sua lavoura, 17% da área dos 5.700 hectares de milho, foram colhidos, um ritmo bem inferior em relação ao ano passado, quando nesta mesma época, mais de 60% da área já estava colhida. A média de produtividade também é outra preocupação do agricultor, principalmente nos milharais semeados fora da janela ideal.

“Em relação ao ano passado, estamos com uma perda de 10% na produção devido à falta de chuvas, sendo que a nossa lavoura foi de alto investimento. Tivemos 60% da nossa área plantada dentro da janela ideal para o milho e 40% fora da janela devido ao plantio de soja que atrasou no ano passado, e, consequentemente, também atrasou o plantio do milho”, relata.

Em Lucas do Rio Verde, o produtor Gilberto Eberhardt também estima baixa na produtividade. Resultado do ataque de pragas e das irregularidades climáticas.

“Nós perdemos algumas plantas por percevejos com quatro aplicação de inseticidas, e não tivemos um controle eficaz. Além disso, tivemos grandes quantidades de chuvas e na hora do enchimento de grãos nós nos deparamos com falta de águas. Deu um veranico muito grande na região aqui e com isso teremos perdas na produção”.

De acordo com Eberhardt, se no ano passado a lavoura rendeu 144 sacas por hectare, para este ano a expectativa é de 15 a 20% a menos na produtividade por causa do veranico. “Nossos vizinhos que estão colhendo aqui na região estão colhendo de 15” a 20% a menos”, complementa.

Mais informações AQUI

Por Pedro Silvestre
Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.