Notícias

03/11/2021 - Clima

Mudança climática afetará a produtividade das principais safras já nos próximos 10 anos


Novas simulações preveem mudanças profundas nas condições de cultivo que afetam a produtividade das principais safras já nos próximos 10 anos se as tendências atuais de aquecimento global continuarem.

Prevê-se que o rendimento das safras de milho diminua em quase um quarto até o final do século, enquanto o trigo pode ter o potencial de aumentar a produção global de cerca de 17%.

As atuais regiões principais do celeiro verão mudanças severas muito mais rápido do que o esperado anteriormente, exigindo que os agricultores de todo o mundo se adaptem às novas realidades climáticas agora.

“Vemos que as novas condições climáticas empurram a safra para fora da faixa normal em cada vez mais regiões. As emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem trazem temperaturas mais altas, mudanças nos padrões de precipitação e mais dióxido de carbono no ar. Isso afeta o crescimento da safra, e descobrimos que o surgimento do sinal de mudança climática – o momento em que anos extraordinários se tornam a norma – ocorrerá na próxima década ou logo depois em muitas regiões importantes de produção de alimentos em todo o mundo ”, explica o autor principal Jonas Jägermeyr, um modelador de culturas e cientista do clima no Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA, no Instituto da Terra na Universidade de Columbia na cidade de Nova York e no Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK). “Isso significa que os agricultores precisam se adaptar muito mais rápido, por exemplo, mudando as datas de plantio ou usando diferentes variedades de culturas, para evitar perdas graves, mas também para obter ganhos em regiões de latitude mais alta.”

O milho diminui, o trigo aumenta
Ao combinar um conjunto de novas projeções climáticas e vários modelos de cultivo de última geração, a equipe de pesquisadores criou o maior conjunto de projeções de rendimento futuro até hoje. Eles encontraram mudanças significativas em um futuro muito próximo e nas regiões de crescimento mais importantes. O milho é cultivado em uma ampla gama de latitudes, incluindo países subtropicais e tropicais onde a temperatura mais alta será mais prejudicial do que em regiões mais frias de alta latitude. A América do Norte e Central, a África Ocidental, a Ásia Central e Oriental verão potencialmente uma queda na produção de milho em mais de 20 por cento nos próximos anos. O trigo, que cresce melhor em climas temperados, pode, por sua vez, apresentar aumento de produtividade nas áreas de cultivo atuais devido à mudança climática, incluindo áreas no norte dos Estados Unidos e Canadá, e na China.

Continue lendo AQUI

Fonte: Ecoodebate




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.