Notícias

11/10/2021 - Outros

Mudança climática começa a pautar investimentos no agro


O clima sempre foi um dos fatores mais incertos e de difícil mensuração nas análises de riscos dos investidores interessados no agronegócio. Contudo, os eventos extremos identificados nos últimos anos, ilustrado pela seca da última safra que levou à queda da produção nacional de milho, já chamam a atenção tanto do setor produtivo quanto de quem aporta recursos nele.

Algumas das principais consultorias de investimento já estão sendo procuradas para avaliar alguns cenários. Da mesma forma que investidores demonstram pouco interesse em montar uma operação logística em Nova Orleans por conta dos frequentes furacões que ocorreram nos últimos anos, a mesma perspectiva começa a ser aplicada sobre o agronegócio.

“As mudanças climáticas estão entrando na modelagem de negócio das empresas e dos investidores e muitos já estão repensando investimentos que seriam feitos levando em conta as condições normais do clima”, afirma Alexandre Rangel, líder do Centro de Excelência do Agronegócio da EY.

Estudo da consultoria, em fase final de compilação dos dados, revela que algumas culturas poderão se mover de uma região para outra e que novas pesquisas para se buscar variedades de mudas e sementes mais adaptadas serão necessárias. Por questões contratuais e de confidencialidade, Rangel não revela detalhes dos dados preliminares nem o contratante, mas admite que novos aspectos além dos logísticos, mercadológicos e de infraestrutura estão sendo adicionados nas análises.

Continue lendo AQUI

Por Alexandre Inacio
Fonte> Bloomberg Línea




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.