Notícias

18/06/2021 - Mercado

Não haverá um super ciclo de commodities, mas preços serão rentáveis, diz Itaú BBA


Segundo a Consultoria Agro do Itaú BBA, não deve haver um novo super ciclo dos preços das commodities agrícolas como no início dos anos 2000. A expectativa, no entanto, não é de uma queda repentina nas cotações de grãos, como soja e milho, mas de acomodação dessa pressão “transitória”. A estimativa do banco é de uma safra de boa rentabilidade para os produtores brasileiros, com alta nas exportações e estoques de passagem apertados.

Para a soja, as previsões são de aumento de 4% na área e de 3% na produção total, para 141 milhões de toneladas. As exportações devem subir para 86 milhões de toneladas na safra 2021/22. “Existe pouco espaço para quedas significativas nos preços, os prêmios nos portos vão ficar sustentados”, afirmou Guilherme Bellotti, gerente da Consultoria Agro do Itaú BBA.

O fator decisivo para a rentabilidade da safra será o câmbio. “Os preços parecem bastante atrativos, mesmo comparando com os custos de produção. Tudo vai depender do momento de fixação de custos e preços da soja”, emendou. A previsão do economista Pedro Renault é que o dólar caia para R$ 4,75 ao fim de 2021. Para o fim de 2022, a previsão é de R$ 5,10.

Outro ponto de atenção para os sojicultores é o mercado de fertilizantes. O consumo no Brasil deve aumentar 7%, passando de 40 milhões de toneladas para 43 milhões de toneladas, o que vai exigir logística bem executada para a chegada “no tempo certo” às fazendas.

Para as indústrias, o cenário de esmagamento de soja também é bom, disse Guilherme Bellotti. A incerteza é o percentual de mistura do biodiesel ao diesel, reduzido de 13% para 10% em abril e sem definição quanto à retomada dos níveis mais elevados. Com a economia mundial em retomada e a perspectiva de aumento de consumo de alimentos fora de casa e de volume maior de proteínas, óleo e farelo de soja devem ter preços bons na temporada.

Mais informações AQUI

Por Rafael Walendorff
Fonte: Valor Investe




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.