Notícias

15/12/2021 - Soja

Ninguém pode impedir o produtor de MT de desmatar, porque ele já obedece a lei


O presidente do Sistema Famato (Federação da Agricultura do Estado do Mato Grosso), Normando Corral, disse ontem (14/12), que ninguém no mundo pode impedir o produtor do Mato Grosso de desmatar suas terras porque ele já obedece a lei ambiental mais restritiva do mundo, o Código Florestal.

“Por que não comprar produtos de áreas desmatadas? Temos direito de usar nossos recursos naturais, nosso solo, chuvas. E, se não querem que a gente use, que nos paguem, porque isso é um recurso natural do país. Isso [proibir] seria tomar parte do nosso patrimônio”, disse o paulista Corral, que é agricultor e pecuarista em Tangará da Serra (MT) desde 1982.

Segundo ele, a relação entre produção agropecuária e meio ambiente se tornou na verdade um palco de teatro e a estratégia dos produtores para responder a isso é mostrar a realidade da produção no Mato Grosso. “Não temos receio de mostrar a nossa produção, que é feita de forma ambientalmente correta e socialmente justa.”

Corral destacou que Mato Grosso é o maior produtor do Brasil de soja, algodão e milho usando apenas 12% do seu território e tem o direito de utilizar mais que isso. “O que é ilegal é uma questão mínima, que não cabe ao produtor rural. Onde é esse desmate, como, quanto e como é feito? Tem legislação e a polícia para proibir isso”, ressaltou.

Continue lendo AQUI

Por Eliane Silva
Fonte: Globo Rural

LEIA MAIS: Soja ocupa 1 a cada 7 hectares desmatados no Cerrado




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.