Notícias

24/12/2021 - Clima

Novo decreto estende emergência hídrica para todo o Paraná


O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, decretou nesta quarta-feira (22) a continuidade de emergência hídrica em todo o estado do Paraná, autorizando as companhias de saneamento a implantarem rodízio nas cidades em que o sistema de abastecimento está comprometido pela estiagem. O novo decreto (nº 9.989) mantém prioridade do uso da água para abastecimento público e tem validade de 180 dias.

Este é o sexto decreto assinado pelo governador em função da estiagem severa que perdura no Paraná há mais de dois anos. O primeiro, de número 4.626, foi assinado em maio de 2020, com validade de 180 dias, e teve prorrogações consecutivas. Em novembro, foi publicado o quinto decreto, com validade de 90 dias, e limitava a abrangência às regiões Oeste, Sudoeste e Metropolitana de Curitiba. Com o desta quarta-feira, a condição de emergência hídrica é estendida a todo o estado.

O decreto orienta os usuários a reduzirem o consumo, fazendo uso racional da água. Ontem (23/12), a Sanepar suspendeu temporariamente o rodízio no abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. A programação de rodízio retornará em 4 de janeiro.

Estão em rodízio as cidades de Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Carlópolis na região do norte pioneiro e Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos, no sudoeste do estado.

Continue lendo AQUI

Por Dirk Lopes
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.