Notícias

21/06/2021 - Outros

Novo modelo de gestão reduz perdas e otimiza trabalho de operadores em fazendas no MS


O uso de novas técnicas de gestão e otimização de processos têm aumentado a produtividade e reduzido as perdas na colheita de produtores rurais do Mato Grosso do Sul.

A ferramenta é o sistema lean, cujas boas práticas que vão desde a organização e limpeza dos locais de trabalho até formas mais eficientes de planejar, executar e resolver problemas no campo.

Egídio Renostro Tsuji, coordenador de novos negócios e Gestão da Qualidade da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense), afirma que produtores de soja que adotaram a gestão lean conseguiram reduzir as perdas na colheita para 0,79 saca de soja por hectare.

Isso representa uma diminuição de mais de 34% com relação à média de perda da região, que na última safra foi de 1,2 sacas por hectare. O resultado, diz ele, ainda é 21% menor do que a perda “mínima aceitável” pela Embrapa, que é de uma saca por hectare.

“Esses produtores têm agora, como meta, meia saca de perda, o que é bem mais abaixo do historicamente aceitável na região. É um excelente resultado”, ressaltou o coordenador. "Hoje, temos a visão de que o associado deve evoluir e ter uma gestão lean dentro da fazenda. Queremos aumentar e disseminar isso, para profissionalizar fazendas que hoje têm uma gestão familiar", completa.

Mais informações AQUI

Por Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.