Notícias

21/01/2022 - Soja

O que está causando apodrecimento de grãos e vagens de soja?


A Embrapa Soja e a Embrapa Agrossilvipastoril acabam de atualizar a nota técnica sobre apodrecimento de grãos e vagens de soja para a safra 2021/22. O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado em algumas regiões brasileiras desde a safra 2019/2020, em especial na região do médio-norte do estado de Mato Grosso, causando redução significativa de produtividade em lavouras com alto potencial produtivo, principalmente nas primeiras semeaduras. 

O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado em algumas regiões brasileiras desde a safra 2019/2020, em especial na região do médio-norte do estado de Mato Grosso, causando redução significativa de produtividade em lavouras com alto potencial produtivo, principalmente nas primeiras semeaduras. 
Em visitas realizadas nas lavouras da região, observou-se diferença genética entre as cultivares quanto à intensidade de apodrecimento de grãos e vagens, identificando-se algumas cultivares sem o problema ou com menor incidência. 

Observou-se resposta da aplicação de fungicidas, que amenizam, mas não resolvem o problema, com variação entre os diferentes programas aplicados pelos produtores. Muitas lavouras com apodrecimento de grãos e vagens são expostas a aplicações regulares de fungicidas e apresentam boa sanidade foliar. O apodrecimento pode ocorrer em toda a planta, mas com maior intensidade no terço médio inferior e se inicia na fase final de enchimento de grãos, próximo a maturação fisiológica. 

Uma das a hipóteses da causa do apodrecimento de vagens e grãos está ligada a um conjunto de fatores relacionados ao ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos fitopatogênicos / saprofíticos e à maior sensibilidade de determinadas cultivares. 

Continue lendo AQUI

Por Aline Merladete
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.