Notícias

14/12/2021 - Outros

Para 2022, devemos ter um ano bom, mas com margens menores


Em contagem regressiva para 2022, Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para as Cooperativas, acredita que o próximo ano possa ser favorável aos produtores rurais que se planejaram quanto à compra de insumos, à medida que os custos de produção devem continuar em elevação.

“Para 2022, devemos ter um ano bom, mas com margens [de lucro] menores”, disse na estreia da Semana do Agro, uma programação especial de lives para discutir tendências do agronegócio, realizada pela revista Globo Rural e o jornal Valor Econômico.

O cenário para o ano que vem é reflexo de 2021, ano em que a maior seca dos últimos 90 anos foi registrada, em seguida de geadas que agravaram as perdas na lavoura, conforme lembra Roberto. “Em clima, um ano trágico e difícil”, resumiu ao apontar que cana-de-açúcar, café e citricultura foram severamente afetadas e isso pode representar alta para o consumidor. Mas de forma otimista, o ex-ministro ressalta que a safra atual de grãos já está prestes a encerrar o plantio, com chuvas satisfatórias para o período.

Outro episódio que mudou os rumos do produtor em 2021 foi a crise de insumos, fato decorrente dos preços agrícolas que ficaram favoráveis ao redor mundo. “Isso estimulou que produtores do mundo inteiro plantassem mais, mais enfaticamente na América do Sul. A demanda de insumos cresceu, e a oferta não acompanhou”, explicou Roberto.

Na conjuntura internacional ele ainda adiciona o problema político da Bielorrússia e a demanda interna da China, que fez insumos saírem da oferta global para atender o mercado local. “E ainda houve um grande condicionamento de logística, com falta de contêineres, o que afetou o abastecimento, sobretudo de defensivos”, completou.

Mais informações AQUI
LEIA MAIS: Preservar margens, o grande desafio em 2022

Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.