Notícias

17/03/2021 - Pecuária

Pecuarista investe na soja e se surpreende com o resultado


Pensando em diversificar os negócios, o pecuarista Marcos Daniel Peres Júnior, de Mandaguari (PR), decidiu pela primeira vez apostar na produção de soja e o resultado que vem obtendo com a colheita está acima do esperado. Na sua avaliação, todas as expectativas foram superadas: “Eu ficaria contente com a média inicialmente prevista de 150 sacas por alqueire (61,9/hectare), principalmente por ser o primeiro ano da lavoura, mas estamos conseguindo 180 sacas (74,3/hectare), 20% a mais”.

Desafio - Para investir no cultivo da oleaginosa - e já explicando que entendia pouco do assunto, pois sua atividade sempre foi a pecuária – Júnior, de 38 anos, disse ter pesquisado bastante o mercado antes de contratar a consultoria especializada da Cocamar, a cargo do engenheiro agrônomo José Eduardo Marcon. “Eu cheguei para ele com o desafio e disse: quero produzir soja, mas vou deixar isso sob a sua responsabilidade.”

Não podia errar - Júnior conta que a opção pela soja não tinha plano B, não podia dar errado. Ele havia conseguido convencer os familiares de que valeria a pena e, para isso, sob a orientação de José Eduardo, foram comprados todos os maquinários necessários.

Solo bom - O passo seguinte foi treinar os três funcionários e realizar uma criteriosa análise de solo cujo laudo, para surpresa de ambos, demonstrou não apenas um elevado nível de fertilidade e matéria orgânica, como também que não seria preciso corrigir o solo com calcário. “Por via das dúvidas, achamos por bem repetir a análise, que confirmou tudo”, cita o produtor.

A lavoura - Na propriedade de 300 alqueires (726 hectares), o relevo foi preparado para a mecanização e 105 alqueires (254 hectares) receberam a soja, semeada da forma convencional, pois não havia palhada para proteção do solo. Na adubação, foram aplicados 650 quilos de fertilizantes por alqueire, com destaque para o fósforo, e 300 quilos de cloreto de potássio. Como o ano começou com déficit hídrico, a lavoura recebeu uma aplicação extra de adubo foliar e, no mais, foi feito o regular controle preventivo de pragas e doenças.

Equilíbrio financeiro - Quando realizou os investimentos, Júnior lembra que a saca de soja estava cotada a R$ 100,00, tendo efetuado a venda de 4 mil sacas no mercado futuro. Agora, satisfeito por ver que a diversificação amplia as fontes de renda e proporciona o equilíbrio financeiro da propriedade, ele faz a semeadura do milho de inverno na medida que a soja vai sendo retirada, já aumentando a área mecanizada para 150 alqueires (363 hectares)

Mentalidade empresarial - “O Júnior sempre foi muito receptivo à adoção das melhores tecnologias para maximizar os resultados”, afirma José Eduardo, acrescentando que isso contribui também para que a propriedade seja conduzida como uma empresa. Mais que um produtor rural ele é um empresário”, ressalta.

Permanente - O engenheiro agrônomo da Cocamar faz um acompanhamento permanente da propriedade, estando sempre em contato com o proprietário e visitando o local ao menos uma vez a cada semana.

Retorno rápido - “Meu objetivo é que a soja financie a fazenda e os resultados com a pecuária saiam livres”, afirma Júnior, dando destaque a outro fato que o surpreendeu. Quando ele e José Eduardo planejaram os investimentos, o retorno estava previsto para acontecer em dois ou três anos. No entanto, diante da forte alta na cotação da soja nos últimos 12 meses e da elevada produtividade obtida na primeira safra, todos os investimentos realizados estão sendo pagos já neste primeiro ano.

Excelente negócio - “Vendemos o equivalente a 1,2 mil bois para implantar a soja e, terminada a colheita, estaremos devolvendo 1,2 mil bezerros para a pecuária. Sem dúvida, um excelente negócio”, resume o proprietário, que atribui nota máxima à consultoria prestada por José Eduardo.

Fonte: Paraná Cooperativo - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.