Notícias

10/09/2021 - Pecuária

Pecuaristas "limam" problemas de casco em bovinos no Acre com casqueamento


O clima quente e úmido do Bioma Amazônico representa tanto oportunidades quanto desafios para a pecuária. Em reportagem da série especial Embrapa em Ação exibida no programa desta quinta, 09, que contém conteúdos gravados na unidade Acre, com sede em Rio Branco, o foco foi para um destes desafios, os problemas de casco, a pododermatite em bovinos.

Os desafios se acentuam nas áreas com solo encharcado durante parte do ano pelo grande volume de chuvas. Assim, as feridas e fendas nos cascos, formadas enquanto o animal caminha para pastejar, junto com a umidade, favorecem a proliferação de bactérias causadoras da pododermatite.

O problema tem solução, seja para tratamento, seja para prevenção, conforme tranquilizou o médico veterinário e mestre em zootecnia Francisco Aloísio Cavalcante, pesquisador da Embrapa Acre.

Uma das soluções encontradas para o problema no estado foi o casqueamento. “Isso é feito anualmente. Agora, na época seca, é que eles fazem esse trabalho para quando chegar a época chuvosa na região os animais apresentarem menos problema. Claro que o pecuarista, ao fazer isso, não vai deixar de existir o problema, ele vai ocorrer, mas em uma proporção bem menor”, ponderou.

Continue lendo AQUI

Fonte: Giro do Boi/Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.