Notícias

05/07/2021 - Pecuária

Pecuaristas revelam o que já têm planejado para 2022


Analistas de mercado, representantes de entidades da pecuária, consultores e técnicos agropecuários  são unânimes: o pecuarista deve planejar sua atividade, fazer suas contas na ponta do lápis, antecipar o que for possível para minimizar seus custos e, o mais importante, saber principalmente qual a sua margem muito antes de bater o martelo numa negociação sobre o preço da venda dos animais.

O Portal DBO ouviu quatro produtores de gado pelo País afora. A pergunta foi a mesma: “o que dizem os pecuaristas que já tem planejado a temporada para 2022?”.

Participaram dessa reportagem a paulista Érika Bannwart, da Fazenda do Engenho (Pirajuí, SP), Sérgio Pedrossian Cortada Abrantes, da Fazenda Nova Campina, (Jaraguari, MS), Valter José Pötter, da Estância Guatambu (Dom Pedrito, RS), e Vitor Alves, da NA Agropecuária (Montanha, ES).

Foco no pasto
A atenção às pastagens é o que está tomando grande parte do planejamento para o ciclo 2022 da pecuarista Érika Bannwart.

“Estou me organizando para melhorar as pastagens, reformando pastos, pois a comida está cara, e o melhor jeito é melhorar a comida via pasto. Isso porque também temos cada vez menos área para a pecuária e menos áreas para arrendar. Aqui na região a disputa é muito grande por áreas de plantio de amendoim, cana e eucalipto”, diz Érika.

Assim como a Érika, Sérgio Pedrossian Cortada Abrantes faz cria, recria e terminação em confinamento. O pecuarista tem planejado para o próximo ano a melhoria de pastagens e demais investimentos, apesar de toda a volatilidade do mercado.

“A pandemia transformou o mercado das commodities numa volatilidade. O preço da soja foi reajustado, o preço da carne foi reajustado… por outro lado, o preço do adubo mais do que dobrou. Então, muito da matéria-prima que nós utilizamos é precificada em dólar. Essa volatilidade toda requer a atenção do produtor. Estamos tendo bastante cuidado na nossa tomada de decisão e fazendo investimentos. Estamos reformando as pastagens e adubando”, diz Sérgio.

Mais informações e ouça outros pecuaristas AQUI

Por Fabio Moitinho
Fonte: Portal DBO 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.