Notícias

17/06/2021 - Outros

Pesquisador aponta a redução na população dos nematoides com o uso de plantas de cobertura do solo


O manejo de nutrientes no sistema de produção soja-milho-algodão apresenta resultados positivos com o uso de plantas de cobertura do solo, adequadamente selecionadas, em relação a redução na população dos nematoides.

Esses resultados são apresentados pelo engenheiro agrônomo e doutor em Solos e Nutrição de Plantas, Eros Francisco, que também explica que para garantir o potencial produtivo em sistemas de produção, o produtor precisa seguir algumas etapas de diagnóstico, planejamento e execução do manejo. “Diagnosticar a presença de um nematoide específico, a baixa ou desequilibrada fertilidade do solo, o uso inadequado de variedades, a falta de equipamentos apropriados para as operações agrícolas ou outros fatores associados. Elaborar e executar um plano de manejo com acompanhamento técnico e avaliação dos resultados obtidos, corrigindo, quando necessário, ações que não surtiram o efeito esperado”, apresenta o pesquisador.

Sobre os nutrientes do solo, segundo o especialista, a baixa ou desequilibrada fertilidade é um fator crucial para o sucesso na obtenção ou manutenção de elevadas produtividades. A construção da fertilidade do solo é o alicerce necessário e ideal para a busca de uma rentabilidade maior. “Desde que os demais fatores de produção sejam bem manejados, e também, um solo fértil garante longevidade ao sistema de produção e, com isso, a sustentabilidade do negócio agrícola”.

Mais informações AQUI

Por Julianne Caju
Fonte: Grupo Cultivar




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.