Notícias

24/08/2021 - Trigo

Pesquisadores propõem mudanças no zoneamento climático para safra 2021/22


Pesquisadores da Embrapa Trigo vão propor ao Ministério da Agricultura mudanças no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de trigo na safra 2021/22. Trata-se de uma reanálise das medidas adotadas atualmente, segundo o agrometeorologista da unidade, Gilberto Cunha. "Os ajustes serão pontuais com mudanças de dias em algumas sub-regiões. A ideia é proporcionar um melhor refinamento dos riscos de geada no espigamento da planta e de excesso de chuva no final do ciclo", disse Cunha. O zoneamento indica o melhor período para o plantio de acordo com as características de produção, de solo e de clima de cada região.

Entre as modificações sugeridas estão o maior detalhamento no cultivo de trigo tropical, a caracterização dividida das áreas produtoras do Cerrado e a avaliação de risco de frustrações por fenômenos climáticos. Os pesquisadores indicam ajustes em relação às datas adequadas para semeadura do cereal em determinadas regiões. Segundo Cunha, a janela de plantio nacional deve continuar no período entre 1º de março a começar por Minas Gerais e seguir até 31 de julho nos Campos de Cima da Serra (RS). As alterações foram definidas após testes experimentais feitos pela Embrapa em lavouras de trigo.

Quanto à abrangência do Zarc, as áreas atuais devem ser mantidas. Os Estados contemplados no Zarc para o trigo de sequeiro serão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Para o cultivo do cereal irrigado o Zarc tende a abranger os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso. As classes de solo contempladas no Zarc, argiloso, arenoso e de textura média, e os níveis de risco em 20%, 30% e 40% foram mantidos.

Continue lendo AQUI

Por Isadora Duarte
Fonte: Broadcast Agro




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.