Notícias

20/10/2021 - Soja

Plantação de soja no Brasil ocupa área maior que a Itália, diz estudo


Imagens de satélite feitas entre 1985 e 2020 e analisadas pelo MapBiomas revelaram aos pesquisadores que houve uma grande expansão da agricultura no Brasil neste período de 35 anos. Áreas de lavouras como soja e milho, por exemplo, triplicaram. As plantações de soja já ocupam uma área maior que a Itália e comparável à de países como República do Congo, Vietnã ou Malásia. Lavouras como de café e citrus também tiveram um crescimento semelhante, segundo o estudo, de 2,7 vezes. Além disso, ás áreas de silvicultura — estas que consistem numa ideia de desenvolvimento mais sustentável — quintuplicaram. Os dados, antecipados pelo GLOBO, serão revelados nesta quarta-feira (20/10) pela ONG.

O estudo concluiu que a área total de agricultura mapeada no Brasil passou de 19 milhões de hectares em 1985 para 55 milhões de hectares em 2020 — um crescimento expressivo, de 189%. Desse total, destaca-se a soja, que sozinha ocupa 36 milhões de hectares, o equivalente a 4,3% do território nacional. Metade dela é cultivada no Cerrado brasileiro, onde a commodity avançou sobre 16,8 milhões de hectares desde os anos 1980 — uma conhecida ameaça à rica paisagem original .

Na Amazônia, por sua vez, a análise conclui que o crescimento da soja se deu a partir do início dos anos 2000 e somou 5,2 milhões de hectares. Lá, o recente avanço sobre vegetação nativa pode ser observado no lavrado – área com características de cerrado que existe dentro do bioma no estado de Roraima. Outros 26% da área de soja do país ficam na Mata Atlântica, onde a soja se expandiu por 7,9 milhões de hectares entre 1985 e 2020.

Continue lendo AQUI

Por Agência O Globo
Fonte: Exame AGRO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.