Notícias

03/11/2020 - Soja

Plantio da soja chega a 35% no país. Confira a situação de cada estado


Toda semana o Projeto Soja Brasil trará uma atualização sobre o andamento do plantio da soja em todo o país. Para isso, contará com os dados compilados e levantados pela consultoria Safras & Mercado, assim como de entidades estaduais, como o Imea (MT), Emater (RS) e o Deral (PR).

Até a semana terminada no dia 30 de outubro, o plantio total do Brasil chegou a 35% da área estimada em 38,3 milhões de hectares de soja em 2020/2021 (Safras & Mercado). No mesmo período do ano passado, a semeadura estava na casa dos 43,5% e a média normal para o momento é de 38,9%.

safra-plantio-30-10.jpg

Quem mais plantou
O Paraná é o estado que mais área cultivou até o momento, com 64%, contra 68% de 2019 e 65,6% da média para o período.

Depois aparecem: Mato Grosso (52%), Mato Grosso do Sul (50%) e Goiás (35%).

Quem menos plantou
Segundo levantamento da Safras & Mercado, os estados do Norte e Nordeste são os que normalmente menos plantam até esse momento: Tocantins (2%), Piauí (1%), Maranhão (2%) e Bahia (8%).

Paraná
Bastou a retomada das chuvas no Paraná para que o plantio da soja ganhasse ritmo. Nesta semana o ritmo de plantio no estado praticamente dobrou, se comparado à semana anterior. Vale ressaltar que esta é a segunda vez seguida que a quantidade de área plantada dobra de uma semana para a outra, mostrando a pressa do produtor rural em implantar suas lavouras e tentar garantir a janela para o milho segunda safra.

Segundo o Deral, ao todo foram semeadas 61% da área de 5,557 milhões de hectares até este dia 29 de outubro. Ou seja, o dobro do plantado na semana passada, que era de 32%.

Mato Grosso
A semeadura da safra de soja 2020/2021 de Mato Grosso atingiu 53,9%, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até 30 de outubro. Na semana anterior, o índice era de 24,87%. No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 81,6%. A média para o período é de 68,18%.

imea-30-10.jpg

Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul diminuiu o ritmo de plantio da soja nesta semana e conseguiu implantar apenas 7% da área de 6 milhões de hectares até agora. Segundo levantamento da Emater=RS, o tempo seco atrapalhou o avanço e atrasou o plantio. Na mesma época do ano passado 11% estava plantado, e na média para o período 12% é plantado até agora.

Na semana passada o ritmo era de 5% e estava a frente de 2019 e igual a média. De lá para cá, apenas 2% foi semeado.

Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.