Notícias

20/09/2021 - Clima

Por que a aproximação da Primavera pode causar tempestades?


Com a aproximação da primavera, fica cada vez mais comum a formação de tempestades típicas da época do ano. Muitas vezes essas tempestades são acompanhadas de altos volumes de chuvas, muita atividade elétrica, vendavais, queda de granizo e até mesmo a formação de tornados. Os tornados, por sua vez, são relativamente comuns no país, eles acontecem com maior frequência na região sul e na região norte e nordeste, nessas duas regiões são geralmente na forma de trombas d’água.

De acordo com o levantamento realizado na Plataforma de Registros e Rede Voluntária de Observadores de Tempestades Severas (PREVOTS), no ano de 2020 foram registradas 6743 ocorrências no total. Sendo 3311 de rajada de vento (45 destas medidas > 100 km/h), 3357 de granizo (177 destes > 4 cm de diâmetro) e 75 tornados (o que inclui trombas d"água)

Para avaliar o potencial grau de severidade de tempestades, foram desenvolvidos, através de observações, índices que podem medir o quão intenso essas instabilidades são. Esses índices, assim como a própria instabilidade atmosférica, envolvem mudanças de temperatura e umidade através da altura. Esses dados são coletados através de balões atmosféricos, que basicamente é um grande balão de um gás mais leve que o ar, que leva consigo uma pequena sonda que capta os dados de temperatura e umidade, e os transmite para uma estação de recepção. 

Continue lendo AQUI

Por Aline Merladete
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.