Notícias

12/01/2022 - Clima

Por que está chovendo tanto no Brasil em 2022?


Por que está chovendo tanto? O início de 2022 tem sido marcado por chuvas constantes em na maior parte do Brasil. De acordo com pesquisadores, os fatores naturais do verão combinados com o fenômeno La Niña e um Atlântico Tropical mais quente explicam, em parte, o volume de chuvas que causaram - e seguem causando - diversos transtornos no país. 

Na Bahia, Minas Gerais, Tocantins e agora São Paulo e Rio de Janeiro houve perdas de produtividade, dificuldade nos trabalhos de campo, falta de radiação solar entre outros problemas que preocupam produtores e agricultores. Assim como inundações, alagamentos, deslizamentos, rompimentos de represas e barragens, que já deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados. 

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Rural Clima, o  verão é sempre o período mais chuvoso no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste. “Somem-se a isso a presença da La Niña e um Atlântico Tropical mais quente do que o normal - essa combinação favorece a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)  e mantém a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima à costa norte do país”.

Continue lendo AQUI

Por Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.