Notícias

30/07/2021 - Pecuária

Posso usar soja sem tratamento térmico na dieta de confinamento?


O zootecnista e professor da Fazu Juliano Resende, especialista em nutrição de ruminantes e consultor nas áreas de bovinocultura de corte e leite, respondeu a dúvida do telespectador Robson, de Canarana, na Bahia. “Gostaria de saber se é possível usar a soja em grão sem a necessidade de um tratamento térmico no confinamento de boi”, questionou.

“Não tem um fator nutricional que inviabilize o uso de soja crua em dieta de confinamento, tanto para gado de corte quanto para gado de leite. O único problema que você tem que ficar atento é que se colocar demais, vai dar excesso de extrato etéreo na dieta e o extrato etéreo é tóxico para bactéria. Se você está prejudicando a população de bactéria no rúmen, isso pode diminuir a digestibilidade da matéria seca da dieta de uma forma geral e o desempenho do confinamento pode cair em função disso”, alertou Resende.

O professor da Fazu informou quais são os níveis seguros de extrato etéreo na dieta de cocho. “A recomendação na formulação de uma dieta para confinamento é trabalhar em torno de 7% de extrato etéreo. Desses 7%, no máximo 3% vindos de uma oleaginosa. Então se você pega o grão de soja, que tem em torno de 20% de extrato etéreo e no máximo 3% podem vir da oleaginosa, isso vai ficar limitado em 1,5 kg por cabeça/dia ou 15% da matéria seca da dieta”, calculou.

Mais informações AQUI

Fonte: Giro do Boi / Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.