Notícias

09/04/2021 - Soja

Preço médio da soja subiu mais de 92% em um ano, aponta levantamento da Conab


Levantamento feito pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) apontou que, na média Brasil, os preços da soja atingiram R$ 157,39 por saca de 60 quilos em março, um aumento de 92,36% em relação ao mesmo período de 2020.

"Para abril de 2021, é esperado que os preços nacionais continuem em alta, influenciados ainda pela paridade de exportação, onde principalmente os preços internacionais em alta darão sustentação aos preços internos", destacou a companhia.

Os contratos futuros da soja no mercado de referência de Chicago estão próximos dos maiores patamares desde 2014, com o mercado reagindo a projeções abaixo do esperado para a área de plantio nos Estados Unidos neste ano, enquanto a demanda global, notadamente da China, continua forte.

A Conab notou que, com maior oferta de soja nos portos brasileiros, à medida que a colheita caminha para a reta final, os diferenciais ante Chicago fecharam negativos em março. Na véspera, contudo, a soja tinha um prêmio positivo de US$ 0,15 por bushel em Paranaguá.

Ontem (8/4), a estatal elevou sua estimativa para a safra de soja do Brasil 2020/21 a um recorde de 135,5 milhões de toneladas, ante 135,13 milhões na previsão anterior, o que significa um aumento anual de 8,6%.

Por outro lado, a companhia reduziu ligeiramente as perspectivas para as exportações da oleaginosa, para 85,6 milhões de toneladas, de 86,1 milhões na estimativa anterior - ainda assim, um patamar recorde para o país, o maior produtor e exportador de soja.

Também ontem (8/4), a agência das Nações Unidas FAO disse que os preços mundiais dos alimentos subiram pelo décimo mês consecutivo em março, atingindo seu nível mais alto desde junho de 2014, liderados por saltos nos índices de óleos vegetais, carnes e laticínios.

Com preços favoráveis, produtores do Brasil deverão expandir novamente o plantio de soja e milho na próxima safra para novos recordes, apontou nesta semana relatório do adido do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).

Por Reuters
Fonte: Globo Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.