Notícias

13/05/2021 - Milho

Previsão para colheita de grãos recua com atraso no plantio do milho


A produção nacional de grãos deve alcançar 271,7 milhões de toneladas na safra 2020/2021, uma perda de 2,1 milhões de toneladas em relação à projeção de abril, mas, ainda assim, uma quantidade recorde e maior do que a temporada passada (+14,7 milhões de toneladas).

As estimativas são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal responsável por gerir políticas agrícolas e garantir o abastecimento de alimentos à população do Brasil.

"A redução deve-se, sobretudo, ao retardamento da colheita da soja e, como consequência, o plantio de grande parte da área do milho segunda safra fora da janela ideal, aliado à baixa ocorrência de chuvas. Portanto, já há redução na produtividade esperada do cereal", informou a estatal ontem (12/5).

Com os atrasos, a projeção para a colheita de milho segunda safra (milho safrinha) teve redução de 3,4% em relação ao previsto em abril, para 79,8 milhões, volume que é, no entanto, 6,3% maior do que foi colhido na safra passada. No total, a colheita do milho deve alcançar 106,4 milhões de toneladas.

Apesar da diminuição da projeção, a Conab diz que o volume será "suficiente para garantir o abastecimento nacional" e cumprir os contratos de exportação.

A soja mantém o seu destaque, com uma produção recorde estimada em 135,4 milhões de toneladas, 8,5% ou 10,6 milhões de toneladas superior à da safra 2019/20.

As projeções para as demais culturas são:

Algodão: 2,4 milhões de toneladas, redução de 18,6% em relação à safra anterior, puxada, especialmente, pela diminuição de área plantada.

Arroz: 11,6 milhões de toneladas, 3,9% maior que a safra anterior, com alta de 1,3% na área plantada.

Feijão: 3,1 milhões de toneladas, redução de 3,6%, devido a problemas climáticos.

Fonte: G1 Agro - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.