Notícias

21/01/2022 - Soja

Produtores de Mato Grosso relatam podridão na soja devido à chuva


A chuva acima da média em Mato Grosso têm atrapalhado a colheita da safra 2021/2022 de soja no Estado. Segundo a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), produtores têm se queixado da má qualidade do grão devido ao apodrecimento das vagens, dificuldades na dessecação, tombamento de plantas e grãos avariados. Mesmo com um aumento de 400 mil hectares na área plantada no Estado, representantes da entidade descartam a possibilidade de safra recorde.

"A qualidade do grão não está boa, principalmente na região norte do Estado. Está acontecendo a incidência da podridão das vagens e o tombamento das plantas, que até agora nenhuma instituição de pesquisa conseguiu descobrir a causa. Só observa-se que existem fungos no caule das plantas e das vagens", afirma Lucas Costa Beber, vice-presidente da Aprosoja-MT.

De acordo com Beber, mesmo com o manejo, a nutrição, a aplicação de fungicidas corretos e completos, há registros de avaria nos grãos. "No município de Nova Ubiratã, os produtores relataram perdas em torno de 15%, grande parte por conta da falta de luminosidade que tornam os grãos mais leves e também por avaria nos grãos".

Continue lendo AQUI

Por Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.