Notícias

31/12/2021 - Soja

Quebra da haste: Problema afeta lavouras de vários estados, mas pesquisadores ainda investigam causa


A quebra prematura de plantas de soja tem sido um problemas bastante preocupante para produtores em diversos estados, principalmente em Mato Grosso. Os estudos ainda estão sendo feitos pelos especialistas nas áreas de fisiologia das plantas, fitopatologia, entomologia, e genética da oleaginosa, porém, sem uma conclusão para todos os casos. 

Segundo o pesquisador da Embrapa Sérgio Abud, os casos ocorridos em Mato Grosso se assemelham aos do Sul do país, porém, podem ter causas distintas, uma vez que as condições climáticas são diferentes. Enquanto o estado mato-grossense sofre com períodos chuvosos em excesso, Paraná e Rio Grande do Sul ainda são castigados pela seca intensa e por temperaturas muito elevadas. 

A queda de plantas não é um problema novo no Brasil. Segundo Abud, foram relatadas quedas de plantas no sudoeste goiano no final dos anos 1990, no Maranhão no início dos anos 2000 e no Paraná em 2015. As causas ainda não foram identificadas, mas os especialistas estão buscando as respostas e esperam divulgá-las aos produtores muito em breve. 

Mais informações AQUI

Por Carla Mendes e Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.