Notícias

16/12/2020 - Cana

Reforma de canaviais com cultivo de soja conta com seguro inovador


A seguradora Fairfax tem mapeado oportunidades para a evolução do seguro rural, levando em consideração necessidades de manejo e as demandas por sustentabilidade. Um retrato disso é o case de sucesso em parceria com a cooperativa paranaense Cocamar. Um projeto da cooperativa auxilia agricultores em melhorias de manejo, com destaque para a renovação de áreas de canaviais com o cultivo de soja.

O projeto de reforma de canaviais, que teve início em 2017, é pautado pela sustentabilidade e inovação, incentivando boas práticas de manejo. “Temos parcerias com as usinas para reforma das áreas de canavial renovando a área com soja. A Cocamar seleciona produtores mais ‘tecnificados’ para essa parceria e a premissa do projeto foi que a área tivesse seguro”, conta André Barberá, Gerente de Seguros da Corretora Cocamar.

A iniciativa da Cocamar precisava também de um seguro inovador, por isso, foi firmada uma parceria estratégica com a Fairfax. Tradicionalmente, a área de plantio pós-cana era excluída da apólice de seguro. Com a demanda da Cocamar, a Fairfax desenvolveu um seguro agrícola desenhado especialmente para atender essa iniciativa, passando a assegurar a safra de soja focada em renovação de cana.

O projeto passou a contar com o seguro da Fairfax em 2019. No ano passado, em fase piloto, foram assegurados 5 mil hectares. A parceria deu certo e a área assegurada já deu um salto expressivo. “Para a safra de verão 2020/21, estamos com 20 mil hectares assegurados com esse produto que foi customizado. O principal ponto de destaque é a customização dos produtos conforme as necessidades dos nossos cooperados”, conta Barberá. A Fairfax Brasil também desenvolveu um seguro personalizado para assegurar as máquinas agrícolas da Cocamar disponíveis para demonstração de campo, ou seja, máquinas de revenda da cooperativa que são testadas por agricultores interessados em comprar equipamentos.

A seguradora mantém parcerias com cooperativas, instituições financeiras, agroindústria e revendas, com o objetivo de inovar no mercado de seguros. “A parceria funciona como uma conversa direta para o entendimento da necessidade do cliente. O resultado é a criação de produtos aderentes às necessidades e levar tecnologia para o produtor”, afirma Diego Caputo, Gerente Comercial de Agronegócios da Fairfax Brasil. Entre os diferenciais, a Fairfax Brasil se posiciona de forma ágil e flexível, com recursos globais e decisões locais, sempre apta a atender parceiros estratégicos. “Buscamos estar mais próximos do produtor, trazendo a importância da comunicação correta sobre o produto seguro”, diz Caputo.

Fonte: Agrolink - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.