Notícias

15/06/2021 - Outros

RS: defensivo usado na soja pode responder por 77% das mortes de abelhas


O defensivo agrícola fipronil, usado na cultura da soja, está presente em 77% das amostras de colmeias em que houve mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul, no acumulado do ano até abril. A informação foi divulgada pelo chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Rafael Friederich de Lima, ontem (14/6).

No período avaliado, foram coletadas 18 amostras de colmeias que registraram mortandade, algumas em 100% das abelhas. O material recolhido foi enviado para o Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Dos 13 laudos já prontos, verificou-se a presença do fipronil em 77% das amostras. Em 69% delas, havia a presença de mais de um ingrediente ativo. E em duas foram registradas as substâncias carbofurano e fluquinconazol, de uso proibido no Rio Grande do Sul”, diz Lima.

Ele ponderou que vários fatores influenciam para haver um número reduzido de amostras. “Existem poucas notificações oficiais, pois há um receio em denunciar por envolver áreas de terceiros. Temos promovido palestras, reuniões e distribuição de cartilhas para estimular o apicultor a procurar a Secretaria e notificar”, detalha.

Mais informações AQUI

Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.