Notícias

29/07/2021 - Milho

Seca e ataque de pragas são os principais problemas de agricultores em MT


Primavera do Leste, em Mato Grosso, deve colher menos milho nesta safra 2020/21. O ataque de pragas e a seca são apontados como os fatores da possível queda de produtividade do cereal no campo, principalmente nas lavouras cultivadas fora da janela ideal, deixando os agricultores da região apreensivos.

Às vésperas do início da colheita, o produtor Ildebrando Gilmar Coradini acompanha de perto o desenvolvimento final dos últimos talhões da lavoura de milho na propriedade, em Primavera do Leste. Algumas áreas foram prejudicadas por uma estiagem de quase 30 dias no final do ciclo da cultura e a estimativa é de queda no rendimento da plantação.

“O ano passado a gente colheu 130 e esse ano vai dar uns 30 sacos a menos de média, uns 20 % de perdas. Uma diferença que preocupa bastante por conta dos contratos, eu fiz 45% de contrato”, conta Coradini.

Nos milharais do agricultor Ari José Ferrari, o estresse hídrico foi mais intenso, com 40 dias de sol com baixa umidade no solo no período mais importante da planta, enchimento dos grãos. Com quase metade dos 2.250 hectares colhidos, o agricultor já contabiliza perdas significativas na produção.

“Tem talhão que a gente colheu e deu 60 sacos, enquanto outros deram 80 sacos, mas, o investimento era alto, para colher 120 sacos”, relata Ferrari.

Com os prejuízos causados pela seca, Ari José Ferrari diz que tem áreas de sua lavoura de milho que não valem a pena o esforço para colheita.

“30% que não vai passar a máquina, não vai colher, não vai dar nada. O óleo está caro e se é para colher dez sacos por hectare não fecha a conta, vendemos 17%, não entregamos nada. Desse percentual que a gente tem pra entregar acho que vamos conseguir honrar, mas a rentabilidade, se tiver, vai ser pouca”, complementa Ari José Ferrari.

Mais informações AQUI

Por Pedro Silvestre
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.