Notícias

28/09/2021 - Clima

Sem chuva no campo: "Estou meio arisco para esta safra", diz agricultor do Paraná


O produtor Marco Bruschi Neto, de 77 anos, está assustado com o clima. Ele está pronto para plantar 350 hectares de soja nos municípios de Maringá, Floresta e Ângulo, no norte do Paraná, mas falta chover. O seu plano era começar a plantar antes do final deste mês, mas até o dia 30 não há previsão de chuva para a sua região.

Na semana passada, o calor foi intenso na região. Chegou a 40 graus num dia e, no dia seguinte, as temperaturas caíram. "A soja não suporta essa variação de temperatura", diz. Resultado: seus vizinhos de Floresta que haviam começado a plantar tiveram de parar para evitar perdas.

"Estou meio arisco para esta safra", resume Bruschi Neto. Pela primeira vez neste ano, o produtor fez seguro rural para os 350 hectares de soja por causa do risco climático. Normalmente, ele optava pelo seguro só para o milho safrinha. E foi exatamente o seguro que o salvou este ano, isto é, cobriu o prejuízo provocado pela estiagem. Ele perdeu 23 mil sacos de milho por causa da seca e da geada. "Não ganhei dinheiro, mas também não tirei do bolso."

Continue lendo AQUI

Por Márcia De Chiara/Estadão Conteúdo
Fonte: Terra




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.