Notícias

10/12/2021 - Clima

Sob efeitos da La Niña, Sul ainda deve ter pouca chuva, com risco maior de perdas na safra de verão


A região Sul do Brasil mantém a tendência de pouca chuva para as próximas semanas, o que coloca ainda mais em risco o desenvolvimento das lavouras de soja e de milho de primeira safra nos estados da região, especialmente no Rio Grande do Sul. O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, afirma que já há relatos de perdas entre 50% e até 70% em lavouras do cereal, por parte de produtores gaúchos.

"Essa ausência de chuvas regulares têm trazido apreensão aos produtores. A falta de chuvas já traz quebras, principalmente no Rio Grande do Sul, com relação a milho e soja. Principalmente no milho, em que já há quebras acentuadas. Algumas áreas, até superiores a 50% e propriedades falando em 70% de quebra milho verão no Rio Grande do sul", disse ele, em boletim divulgado via internet.

Marco Antônio explica que a situação é causada pelo fenômeno climático La Niña. Com as águas do Oceano Pacífico mais frias, os corredores de umidade ficam mais afastados da região sul do Brasil, provocando a falta de chuvas, que afetam o desenvolvimento das lavouras de verão no Sul do Brasil, especialmente na metade sul do Rio Grande do Sul.

Continue lendo AQUI

Fonte: Globo Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.