Notícias

09/06/2021 - Soja

Soja brasileira segue competitiva no exterior mesmo com recuo do dólar


As exportações brasileiras de soja deverão totalizar um recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, alta de cerca de 3 milhões de toneladas na comparação com 2020, de acordo com a consultoria Safras & Mercado. Em maio, os embarques da oleaginosa atingiram recorde histórico para o mês, com grandes volumes para a China e uma carga incomum para os Estados Unidos

O analista da Safras, Luiz Fernando Guitierrez explica que os prêmios da soja motivaram as compras do grão brasileiro pelos americanos, um fato que pode ser considerado incomum. “Com os Estados Unidos em final de temporada e estoques apertados, os prêmios negativos, pressionados pela entrada da safra brasileira, tornaram a soja nacional competitiva até para os americanos”, explica.

De acordo com ele, esses estoques cada vez mais ajustados ajudam a explicar o recente movimento de alta na Bolsa de Chicago, que está nos melhores níveis desde 2012.

Além dos EUA, a China segue como grande importador da soja brasileira. No acumulado do ano, as exportações brasileiras para o país asiático totalizaram 34 milhões de toneladas, ante 33 milhões em igual período de 2020. “A demanda externa por parte da China é forte mais uma vez. A soja segue competitiva no mercado internacional, apesar da queda recente do dólar”, pondera Gutierrez.

Reportagem na íntegra AQUI

Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.