Notícias

07/01/2021 - Soja

Soja: chuvas podem paralisar colheita em alguns estados, diz Somar


Os relatos de falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja do Brasil aumentam as preocupações com as condições das lavouras e atrasos na colheita. Mas, o meteorologista da Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, em entrevista à Agência Safras, aponta que o clima “não está tão seco neste momento”.

Segundo ele, tem chovido com frequência no Mato Grosso do Sul e Goiás, por exemplo. “Acredito, inclusive, que o problema em breve será outro: excesso de chuva paralisando a colheita. Uma invernada acontecerá entre 15 e 20 de janeiro, aproximadamente, alcançando Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso”, aponta.

Já fevereiro aparentemente não será tão chuvoso nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e conforme Oliveira, e boa parte da colheita da soja irá se concentrar nesse mês. “Até seria uma boa notícia, pois não atrasaria ainda mais a safrinha (de milho) e não pioraria a qualidade da soja. Mas o fenômeno La Niña, intenso como está, pode não deixar o tempo seco prevalecer. Então, estamos entre a menor quantidade de chuva das simulações e a teoria de que o La Niña costuma deixar os meses de fevereiro mais chuvosos”, destaca.

Por: Agência Safras

Fonte: Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.