Notícias

13/08/2021 - Soja

Soja e milho: custo elevado e tributação prejudicam rentabilidade em MT


Frustração na produtividade da segunda safra, custo elevado de produção e tributação. Esses são alguns fatores que, segundo o setor produtivo de Mato Grosso, podem causar desequilíbrio na rentabilidade da safra de soja 2020/21 no estado.

O produtor Diego Giacomeli fez investimento alto nos milharais esse ano. A expectativa do agricultor era repetir os índices históricos de 115, 120 sacos de médias de produtividade alcançados na propriedade em Jaciara. No entanto, a deficiência hídrica severa comprometeu o desempenho esperado nesta safra no campo, com perdas de mais de 50% na produção.

“Começamos a plantar milho no dia 23 de fevereiro. Faltou chuva em todos os períodos essenciais da cultura, tanto no vegetativo quanto no pré- pendoamento e no enchimento de grão. Tivemos cigarrinha também e tudo isso contribuiu para uma baixa produtividade”, relata Giacomeli.

O baixo rendimento das plantações trouxe outra preocupação ao agricultor: a falta de grãos para cumprir as entregas dos 40 mil sacos de milho negociados antecipadamente nesta safra.

“Nós vendemos 70% da safra antecipado entre o barter e contrato para fazer caixa, mas infelizmente a produção não vai dar para cumprir os contratos. Nós vamos sentar com as tradings e tentar uma negociação, e vamos ver o que acontece, para tentar achar uma solução para o problema”, complementa Diego Giacomeli.

Continue lendo AQUI

Por Pedro Silvestre
Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.