Notícias

17/11/2021 - Cana

Sphenophorus levis: praga de difícil controle torna-se a mais preocupante dos canaviais


São muitas as pragas que atacam os canaviais, mas nos últimos anos o Sphenophorus levis, conhecido pelos produtores pelo nome de seu gênero, Sphenophorus, tornou-se uma das pragas mais importantes da cana-de-açúcar em toda a região Centro-Sul do Brasil. 

Leila Dinardo-Miranda e Higor Silvério da Silva, pesquisadores do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), explicam que as larvas do Sphenophorus broqueiam os rizomas, reduzindo o número de perfilhos e, muitas vezes, levando toda a touceira à morte, o que reduz significativamente a produtividade e a longevidade do canavial.

Produtores e pesquisadores são quase unânimes em considerar essa praga a mais preocupante dos canaviais, pois o seu controle é bastante difícil, já que ela passa grande parte do seu ciclo de desenvolvimento (ovos, larvas e pupas) protegida na parte subterrânea e nas touceiras. 

Os adultos representam o único estágio do inseto que pode ser encontrado fora das touceiras, mas ficam protegidos sob torrões, colmos caídos e, principalmente, entre os colmos na base das touceiras. Não é incomum encontrá-los dentro dos rizomas, nas galerias feitas pelas larvas. Por causa disso, a ação de inseticidas químicos e biológicos tem sido bastante limitada.

Continue lendo AQUI

Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.