Notícias

17/08/2021 - Pecuária

Técnica de aclimatação acelera a adaptação dos animais ao confinamento


Uma estratégia simples de manejo, sem custo para o produtor, tem reduzido de forma substancial dois problemas críticos no confinamento: a pneumonia e o refugo de cocho. Trazida dos Estados Unidos, a técnica da “aclimatação” tem por objetivo fazer com que os animais, em sua maioria vindos do regime de pastagem, se adaptem mais rapidamente ao novo ambiente.

“O bovino somente come à vontade a partir do momento em que confia na segurança do lugar onde está”, afirma a veterinária Adriane Zart, da Personal Pec, sediada em Campo Grande, MS. Tranquilo e bem alimentado, o animal tem condições de melhorar a resposta imunológica conferida pelas vacinas, o que aumenta a proteção contra doenças.

A chegada no confinamento é o momento mais “tenso” do ciclo de engorda, porque, ao desembarcar, os animais encontram um ambiente totalmente diferente do que estão acostumados, com restrição de espaço (baia), movimentação constante de maquinário e pessoas. Toda essa “novidade” gera medo, angústia e estresse e afeta o comportamento natural dos bovinos.

Continue lendo AQUI

Por Renato Villela
Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.