Notícias

27/12/2021 - Tecnologia

Tecnologias e iniciativas ligadas ao agro visam contribuir com a agenda verde


Quando se fala em promoção da sustentabilidade, o agronegócio tem estado cada vez mais sob os holofotes. De um lado, ameaças de boicotes a produtos brasileiros em mercados consumidores importantes, em função do aumento do desmatamento. De outro, um setor dos mais importantes da economia brasileira querem mostrar que já adota práticas sustentáveis e que está ciente de que a agenda ESG é um caminho sem volta. Iniciativas do setor, algumas implantadas já há vários anos. Confira oito iniciativas de instituições ligadas ao agronegócio com o objetivo de contribuir com a agenda verde.

Reciclagem de Embalagens Vazias de Agrotóxicos
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) foi criado há 21 anos com o objetivo de dar uma destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos. Segundo a entidade, dedse o início do programa, já foi dada a destinação correta a 600 mil toneladas de embalagens. De todo o material entregue, 94% são reciclados e usados para produzir novos recipientes. As embalagens que não têm condições de passar pelo processo de reciclagem são incineradas em um local apropriado.

Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)
A Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) visa maior rendimento produtivo com o reaproveitamento de áreas degradadas. Além de promover o uso integrado da mesma terra para diferentes fins, como a produção de grãos, bovinos, agroenergia e preservação de florestas. Com técnicas de plantio adequadas, a integração busca melhorar a eficiência dos sistemas de produção, a fertilidade do solo e reduzir o uso de agroquímicos, através do cultivo de grãos, criação de gado e plantação de florestas. Avanços científicos no manejo de solos, na genética e evolução tecnológica das máquinas viabilizaram a ampliação dos sistemas de integração. Nos últimos 20 anos, as áreas que utilizam o sistema ILPF saltaram de 2 milhões para cerca de 16 milhões de hectares.

Saiba mais AQUI

Por Arthur Almeida e Juliana Florido, com edição Raphael Salomão
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.