Notícias

05/03/2021 - Pecuária

Tem como fazer o plantio direto do milho sem perder o capim?


Existe alguma forma de plantar o milho em cima do capim todo ano sem precisar dessecar ou acabar com o capim?”, perguntou o produtor Silas Vasconcelos, da região de Montes Claros, em Minas Gerais.

Para contribuir com o manejo do produtor, a produção do Giro do Boi acionou o pecuarista Tiago Felipini, zootecnista especialista em nutrição e consultor da Alcance Planejamento Rural. O profissional disse que é possível, embora não seja recomendável.

“É possível a gente trabalhar dessa forma, mas possui um risco muito grande porque se você não matar o capim, se você não eliminar ele, dessecar e fazer virar palha, ele pode ter uma rebrota vigorosa, principalmente depois de a gente fertilizar a área para plantar o milho. E aí ele pode competir com o milho e diminuir drasticamente a produção do cereal”, ponderou

“Quando a gente faz o consórcio de milho x capim, nós plantamos o capim na adubação de cobertura do milho, e isso vai acontecer após 15 dias, talvez 30 dias depois do plantio do milho”, exemplificou Felipini. “A gente fica até com dó, porque é uma pastagem muito bonita para dessecar. Mas qual o objetivo disso? É fazer palha. E por que a gente faz palha? É para evitar a perda de água excessiva (pelo solo), proteger o solo de chuvas torrenciais que podem acontecer no período que você plantou o milho. Então é um seguro para quem vai plantar o milho e é muito importante”, explicou.

“Você deve fazer a dessecação, usar a dose recomendada. Se você colocar subdose para não perder a pastagem, você pode comprometer a produtividade da área do milho e isso pode custar caro para você”, alertou.

“Então é recomendável que você desseque o capim todos os anos, sim. Eu não recomendo você fazer esse plantio com subdosagem (de dessecador) para manter a pastagem lá. Existem produtores que fazem isso, mas eles perdem na produção do milho. Eu não vejo rentabilidade nisso”, concluiu Felipini.

Fonte: Giro do Boi/Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.