Notícias

01/12/2021 - Tecnologia

Três dicas para minimizar os problemas na lavoura durante a época de estiagem


O técnico da Emater Alano Tonin deu três dicas para que os produtores possam minimizar os problemas que enfrentam em suas lavouras durante os períodos de seca e estiagem. De acordo com ele, é preciso melhorar o manejo dos solos, cuidar da consistência física dos solos, e investir em irrigação.

Manejo de solos: “O melhor reservatório, a melhor caixa d’água que tem é o solo. Toda água que precipita, o pouco que seja, teria que dar condições de infiltrar e permanecer nas lavouras”, orienta o especialista.

Cuidar da estrutura física dos solos: “Temos observado muito problema de compactação dos solos. E aqui na região é bastante crítico por causa da silagem”, percebe Tonin. De acordo com ele, pela utilização do trator em todo o solo, pelo menos duas vezes por ano, ocorre a retirada da cobertura vegetal, situação que facilitaria a erosão.

Investir em irrigação: “Há muito pouco investimento em irrigação”, lamenta. “No Brasil e no Rio Grande do Sul tem oferta de recursos hídricos muito grande, e o pessoal se acostumou com toda essa sobra de águia ao longo do ano. As culturas não precisam de tudo o que chove. Só que tem esse período de distribuição inadequada de chuva, e é nesse período que precisa ser pensado”, refere, sobre a época de seca e estiagem.

Continue lendo AQUI

Fonte: Rádio Independente




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.