Notícias

06/09/2021 - Pecuária

Vaca louca: como a suspensão das exportações à China poderia impactar a economia brasileira


Ainda é cedo para analisar os impactos que serão causados pela suspensão da exportação da carne bovina do Brasil para a China, anunciada no sábado (4/9) após a confirmação de de casos do mal da vaca louca em frigoríficos de Belo Horizonte e de Nova Canaã do Norte (MT).

A afirmação é do doutor em economia pela Universitat Hohenheim-Alemanha e professor do Ibmec em Belo Horizonte, Paulo Pacheco. Isso porque ações sanitárias ligadas ao mercado externo podem mudar rapidamente.

“Suspensões como estas são muito comuns no mercado internacional ainda mais quando se trata do mercado brasileiro, terceiro maior exportador de carne bovina do mundo. A China é o maior mercado internacional e muitas podem ser as consequências. Mas é preciso entender que tudo isso pode mudar rapidamente”, disse ele.

Queda do preço
A tendência é que o preço da carne sofra uma queda por causa desta suspensão. Porém, isto não significa que o consumidor brasileiro irá sentir alívio no bolso quando for ao açougue.

“É preciso observar a movimentação de outros mercados internacionais, como a União europeia. Se ela seguir a China, aí, muita carne será desviada para mercados menores e para o mercado interno. Daí este impacto chegar ao consumidor brasileiro vai depender de tempo e também da confiança. Já que trata-se de um problema sanitário”, disse o economista.

Mais informações AQUI

Por Thais Pimentel
Fonte: G1 Minas 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.